domingo, 11 de novembro de 2012


Padre Wagner Carvalho apresenta o Projeto Diocesano do Dízimo

 

Na manhã de sábado, dia 10 de novembro, os participantes da Assembleia Diocesana de Pastoral conheceram o Projeto Diocesano de Vivência do Dízimo, apresentado pelo Pe. Wagner Carvalho, Pároco de Padre Marcos e Coordenador da Pastoral Diocesana do Dízimo.
De acordo com o Pe. Wagner, muitos passos já foram dados na animação do Dízimo, sendo possível diagnosticar em todas as Paróquias da Diocese de Picos, o Dizimo como uma forma de evangelização.
“Este novo projeto tem por missão ajudar a reforçar e orientar esta prática e animar os fiéis que ainda não fizeram esta opção. Acreditamos ser este um meio eficaz para a corresponsabilidade e pertença à Igreja”, afirma.
A orientação pastoral sobre o Dízimo foi aprovada pela Assembleia Diocesana e será vivenciada nas paróquias de maneira preliminar. A partir da próxima Assembleia Diocesana de Pastoral haverá a efetivação do projeto como uma das prioridades na Diocese.

 
 
Confira o Objetivo Geral:
Incentivar nas Paróquias e comunidades a partir de Jesus Cristo e sob o impulso do Espírito Santo, o processo de conversão pessoal e pastoral ao estado permanente de Missão, com a consciência e a alegria de pertença à vida eclesial tendo o dízimo como meio de evangelização.
Objetivo específico:
1. Envolver, paróquias, zonais, comunidades, movimentos e pastorais no espírito de partilha tendo o dízimo como meio de animar e sustentar toda a ação evangelizadora da Igreja Católica na Diocese de Picos.
2. Elaborar subsídios que ajudem na realização das semanas diocesanas do dízimo a cada ano tendo sempre uma Paróquia como sede de seu lançamento.
3. Articular e restruturar as Equipes do Dízimo nos diversos níveis da ação pastoral (Paroquial, Zonal e Diocesana).
4. Criar o dízimo mirím como resposta de Amor e ato de Cuidar: “Deixai vir a mim as crianças e não as impeçais” (Mt. 19,14).
5. Promover a formação em todos os níveis para alimentar a conversão pessoal e pastoral do discípulo missionário na dimensão do dízimo.
6. Despertar cada paroquiano a consciência de “pertença” à vida eclesial.
7. Fortalecer nas paróquias e comunidades o compromisso permanente com a manuntenção da Igreja.
8. Motivar a Pastoral do Dízimo como serviço de caridade para a vida plena.
09. Reorganizar a estrutura paroquial a partir das ruas, comunidades melhorando a eficiência e descentralização das ações.
10. Utilizar-se do Sistema Pastoral como meio eficaz e satisfatório na realização da Pastoral do dízimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário