Pároco


 
3º Pároco
Pe. Wagner Francisco de Sousa Carvalho
 
Data de Nascimento: 22/10/1986
 
Data de Ordenação: 30/06/2012
BIOGRAFIA

            Wagner Francisco de Sousa Carvalho nasceu em 22 de outubro de 1986, filho de Francisco das Chagas Carvalho e Maria das Graças de Sousa Carvalho tendo como sua irmã Rafaela de Sousa Carvalho.

            Iniciou seus estudos no Colégio Municipal Virgulino Gomes de Lima na própria comunidade de origem, Macambira, tendo como a primeira professora, sua tia, Tereza Carvalho. Alguns anos depois concluído o primário e participando da Catequese, recebeu a Primeira Comunhão no dia 20 de agosto de 1996 tendo como o Padre José Íllica na Igreja de São José da sua Comunidade.

Em 1998, aos 12 anos de idade, Wagner passou a estudar o Ensino Fundamental na Unidade Escolar Aprígio Pereira Bezerra, na cidade de São Julião, concluindo o mesmo em 2001, tempo no qual também se dedicava a preparação do Sacramento da Confirmação. No dia 03 de novembro de 2002, recebe-o na Igreja de nossa Senhora da Conceição, tendo como padrinho seu tio José Francisco e o celebrante Pe. Francisco Bezerra, Administrador Diocesano naquele período.

Em 22 de dezembro do ano de 2003, surgem mais quatro novos diáconos na nossa diocese e São Julião foi iluminada por Deus para acolher no seu período diaconal Pe. Espedito.  Com a realização do festejo de São José em março de 2004 foi o tempo necessário para despertar a vocação de um jovem. Na última noite do mesmo festejo celebrada por Pe. Adalto, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Fronteiras, PI, este fala pela primeira vez de como é a vida do padre, e lança no mesmo instante o convite para participar do Congresso Vocacional no CTD o qual se realizava entre os dias 23 e 25 de abril do ano de 2004 tendo com Reitor Pe. Sebastião.

            Entre os dias 01 e 04 de julho de 2004, Wagner participa de mais uma semana de convivência no Seminário Menor São José, desta vez, com o novo Reitor, Pe. Walmir, e ficou decidido que a partir do dia 31 de julho de 2004, Wagner ingressaria no Seminário para concluir o Ensino Médio e se preparar para o Vestibular que aconteceria entre os dias 07 a 12 de dezembro do referente ano (2004).

            Quando foi no dia 09 de fevereiro de 2005, Wagner ingressa no Seminário de Filosofia Dom Edilberto Dinkelborg, onde morou por três anos tendo como Reitor Pe. Amadeu Matias e o Vice Pe. Flávio Santiago. Foi um período marcado pelos pensamentos filosóficos culminando com a conclusão do Curso e a defesa do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o tema abordado: “O conceito de substância em Aristóteles, Descartes e Espinosa” também pelo seu engajamento pastoral, pois se dedicou um ano a Pastoral da Misericórdia, no Hospital do Monte Castelo, e os dois últimos anos ao Bairro Santa Clara, Zona Sul de Teresina, nos finais de semana.

No período de férias, além de sua presença constante na Comunidade de origem vivia suas experiências pastorais sentindo as alegrias e tristezas do povo nos chamados Estágios Pastorais. Assim aconteceram num período de 15 dias da seguinte maneira: Betânia (2005), Geminiano (2006), Monsenhor Hipólito (2007), São Luís do Piauí (2008), Wall Ferraz (2009), Pio IX (2010), Campo grande (2011) e Jacobina (2012).

Em busca de corresponder ao chamado de Deus, Wagner retorna a Teresina para cursar Teologia, seu último curso em Preparação Inicial ao Sacerdócio que se deu entre os anos de 2008 a 2011. Neste período desenvolve suas atividades pastorais na Pastoral da Misericórdia e nos três últimos anos, na Pastoral do Bom Pastor, de modo especial nos Bairros, Dirceu I, Paróquia de São Francisco de Assis, Irmã Dulce, Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e São Cristóvão, na Paróquia de São Cristóvão.

Nesta última etapa formativa momentos significantes marcaram sua formação. No dia 20 de Julho de 2009, Wagner é Admitido às Ordens Sacras sendo confirmada posteriormente pela recepção do Ministério de Leitor, no dia 10 de Julho de 2010 e de Acólito no dia 15 de Janeiro de 2011.

Concluindo a Teologia defendeu o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com a temática “O paradigma da Ecologia na Teologia Contemporânea: um resgate da teologia da Criação”. No dia 26 de Dezembro, na Festa de Santo Estevão, recebeu o diaconato, Primeiro Grau da Ordem, pelas mãos de Dom Plínio José luz da Silva, Bispo Diocesano. Como Diácono exerceu sua experiência pastoral na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Catedral e residindo no Seminário Propedêutico São José.

E no dia 30 de Junho de 2012 é Ordenado Sacerdote para a Igreja de Deus sob o manto de Nossa Senhora da Conceição, na sua cidade natal São Julião-PI, tendo como Lema escolhido uma passagem do Evangelho de São Mateus que diz: “Eis aqui o meu servo que escolhi” (Mt 12, 18).

No dia 03 de Agosto de 2012, toma posse como terceiro pároco da Paróquia de Santo Antônio com sede em Padre Marcos-PI.

Na vida há muitos mistérios, mas o maior de todos é o amor de Deus que nos lança para a fé.
 
 

2º Pároco
Pe. José Pio Feitosa Marinho
Data de Nascimento: 30/04/1975
Data de Ordenação: 21/05/2004
 
 
1º Pároco
Pe. Gelcimar Antônio de Carvalho
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário